sábado, 11 de fevereiro de 2012

Texto e discurso - Intertexto e Interdiscurso

Texto e discurso - Intertexto e Interdiscurso

Segundo Mikhail Bakhtin, nenhum discurso é original. Toda palavra é uma resposta à palavra do outro, todo discurso reflete e refrata outros discursos. É nesse terreno que se situa o caráter dialógico da linguagem e suas múltiplas possibilidades de criação e recriação.

Texto verbal
É uma unidade linguística concreta, percebida pela audição ou pela visão, que tem unidade de sentido e intencionalidade comunicativa.
O conjunto de fatores que formam a situação na qual é produzido o texto chamamos contexto discursivo. E ao conjunto da atividade comunicativa, ou seja, à reunião de texto e contexto discursivo, chamamos de discurso.

Discurso
É a atividade comunicativa - constituída de texto e contexto discursivo (quem fala, com quem fala, com que finalidade) - capaz de gerar sentido desenvolvido entre interlocutores.

Dialogismo
A linguagem é por natureza, dialógica, isto é, sempre estabelece o diálogo entre pelo menos dois seres, dois discursos, duas palavras.

Intertextualidade
É a relação entre dois textos caracterizada por um citar o outro.

Interdiscursividade
É a relação entre dois discursos caracterizados por um citar o outro.
Toda relação interdiscursiva é também uma relação intertextual. Contudo, a interdiscursividade é mais ampla, pois faz referência não apenas a um texto ou a partes dele, mas também à ideologia nele subjacente.

Paródia
É um tipo de relação em que um texto cita outro geralmente com o objetivo de fazer-lhe uma crítica ou inverter ou distorcer suas ideias.

Intecionalidade discursiva
São as intenções explícitas ou implícitas existentes nos enunciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário